
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto publicou no início da tarde desta segunda-feira (29) o novo decreto das medidas de quarentena para o combate ao coronavírus, após a decisão do Governo do Estado de São Paulo de rebaixar a região de Araçatuba no Plano São Paulo, para a Fase 1 (vermelha). O prefeito João de Altayr Domingues (PL), o Joãozinho, se posicionou sobre a nova determinação.
“Hoje nós realizamos uma reunião com representantes da área da Saúde de Pereira Barreto, outros secretários, representantes do comércio e representantes da Associação Comercial para tratarmos do novo decreto do Governador [João Dória] com relação ao combate a Covid-19 e o reflexo na nossa cidade”, afirmou o governante. “Foi uma reunião produtiva, porque prevaleceu a harmonia e o bom senso. Discutimos os problemas que afetam diretamente Pereira Barreto”, acrescentou.
Continua depois da Publicidade
“Mas é preciso a colaboração da população. É preciso que todos nós obedecemos as regras estabelecidas, evitando aglomeração, evitando festas, evitando jogos de futebol, evitando sair sem máscara. Precisamos da colaboração de todos. Venceremos essa batalha, mas com o apoio de todos”, pediu o prefeito. “Espero que na próxima classificação publicada pelo Governo do Estado possamos estar na faixa laranja”, completou.
Continua depois da Publicidade
O comércio poderá funcionar nas modalidades de delivery e drive thru. Os estabelecimentos que vão continuar funcionando a partir de terça-feira (30) são:
– farmácias, drogarias e fornecedores de insumos de importância à saúde;
– consultórios, clínicas médicas e os serviços odontológicos com atendimentos de urgência e terapêutica;
– supermercados, mercados, mercearias, açougues e feiras livres;
– lojas de conveniência e padarias;
– estabelecimentos de saúde e venda de alimentação animal;
– distribuidores de água e/ou gás;
– postos de combustíveis;
– oficinas de veículos automotores;
– transportadoras;
– bancas de jornal;
– empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
– hospedagem, vedado para fins de lazer e atividades turísticas;
– correios, casas lotéricas, agências bancárias e correspondentes;
– lojas de materiais de construção, construção civil, agronegócios e indústria;
– telecomunicações e internet;
– serviços funerários;
– estabelecimentos de assistência técnica de produtos elétricos e eletrônicos;
– comércio de peças e acessórios para automóveis, motocicletas e bicicletas;
– lava jatos;
– escritórios de advocacia, de contabilidade e imobiliárias;
– óticas (com atendimento de urgência);
Estabelecimentos que estão autorizados a funcionar terão que intensificar as ações de limpeza, disponibilizar álcool em gel aos clientes, adotar medidas que evitem aglomerações, entre outras coisas.
“Outras medidas previstas são a organização de filas internas e externas ao estabelecimento de forma a evitar a aglomeração de pessoas, observada a distância de um metro e cinquenta centímetros entre um cliente e outro, além de assegurar que os clientes somente adentrem o estabelecimento com o uso de máscara, inclusive em filas externas. Outra medida é garantir aos funcionários o uso de máscaras, de pano ou descartáveis, devendo a troca ser realizada sempre que tornar-se úmida ou imprópria para o uso e/ou a cada período de trabalho”, explicou a Prefeitura em nota.
Continua depois da Publicidade
Quem não seguir as regras da Prefeitura, vai receber punições administrativas, como multa, interdição, cassação do alvará de localização e funcionamento, entre outras coisas.
