![]() |
Fogos com barulho estão proibidos |
Uma semana após a aprovação do Projeto de Lei Complementar que inclui no Código de Posturas a proibição do manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, os vereadores foram elogiados pela população, principalmente pelas ativistas que defendem os animais.
A proibição de fogos de artifícios no município é um desejo antigo da associação que protege animais e Isac Motorista (PTB) tomou a iniciativa de apresentar o documento, já que ele não esconde sua paixão pelo seu cachorro, Júnior.
Continua depois da Publicidade
“De acordo com a justificativa apresentada, a queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis aos animais, especialmente àqueles dotados de sensibilidade auditiva. Em alguns casos, os cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia. Os gatos sofrem severas alterações cardíacas com as explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada”, declarou a Câmara Municipal em nota divulgada em seu site oficial.
Continua depois da Publicidade
Os vereadores se uniram e aprovaram o projeto em primeiro turno na semana passada. A repercussão foi muito positiva, porque muitos entenderam que era algo necessário para proteger os animais.
“Segundo o dispositivo, o descumprimento ao disposto acarretará ao infrator a imposição de multa correspondente a 20 UR, valor que será dobrado na hipótese de reincidência, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a 30 dias”, concluiu a informação.
