
O advogado Marcos Rogério Ferreira, conhecido como Kokão, entrou com uma ação naJustiça contra a Câmara Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto, mas ele não está sozinho na manifestação. Um grupo de moradores decidiu se mobilizar para que o aumento de salário dos vereadores a partir do ano que vem.
O grupo tem como objetivo participar do debate em relação ao uso do dinheiro público e deixam muito claro quais são os seus propósitos na petição. A intenção desses moradores é reunir o maior número de pessoas em prol do movimento.
O Fatos Regionais conversou com o advogado Kokão, Elton Alteris e outro integrante do grupo para entender um pouco mais da ação
Confira:
1 – Vocês são moradores muito participativos no debate público e não aprovaram o aumento de salário dos vereadores. Como surgiu a ideia de entrar com essa petição para que o subsídio dos vereadores não aumente a partir de 2021?
Grupo popular – A ideia surgiu de uma consulta com um advogado especializado em direito público, Dr Marcos Rogério que, ao saber do que aconteceu, se prontificou a ingressar com a ação.
2 – Quantas pessoas estão envolvidas nessa ação para que barrar o aumento dos salários?
Grupo popular – Não existem “pessoas envolvidas”, existe um advogado e, nós, representantes da sociedade indignados e dispostos a lutar pela moralidade no trato da coisa pública.
3 – As pessoas que se mobilizaram para entrar com a ação na Justiça acreditam que os vereadores devem ganhar quanto mensalmente?
Grupo popular – Não cabe a nós determinar quanto um vereador deve ganhar. O que se discute é o excesso desse aumento que foi de 320%. Para a sociedade, considerando que vereador não é profissão, quem exerce o cargo deveria fazê-lo por vocação, com apenas uma ajuda de custo (1 salário mínimo).
4 – Vamos sair um pouco dos salários. Com a crise do coronavírus, não há viagens de vereadores. Acredita que a população poderá cobrar esse tipo de economia também em breve?
Resposta – Quanto às viagens, desde que para defender o interesse público, elas estarão abarcadas na economia que a ação pretende alcançar. Lembro que serão 3,2 milhões de reais economizados em quatro anos se tivermos êxito.
5 – Na sua visão, qual tipo de recado está sendo dado pelos moradores ao entrarem com essa ação na Justiça?
Resposta – O recado que queremos dar é que não deixaremos de lutar pela moralidade e pela mudança de paradigma político que se estabeleceu nesta cidade.
