Muitas pessoas estão reclamando que a Vigilância Sanitária não está autuando parte de lojas, bancos e as lotéricas da Estância Turística de Pereira Barreto, diferente do que tem feito em mercados e empresas de alimentação. Mas o que a maioria não sabe é que não cabe aos servidores da área autuar este tipo de comércio na cidade.
Segundo apurou o Fatos Regionais, o município foi dividido em dois tipos de comércio para facilitar a fiscalização, comércio de alimentação, ou seja, todas as empresas que vendem algum tipo de alimento, e o restante do comércio em geral. A Vigilância Sanitária é responsável apenas pela fiscalização do comércio de alimentos.
A outra área é de responsabilidade dos ficais do setor de Arrecadação da Prefeitura Municipal. Isso significa dizer que lojas abertas em descumprimento à quarentena e as filas em bancos e lotéricas são de responsabilidade dos fiscais.
Denúncia recebida pela reportagem indica que há filas nos bancos e nas lotéricas sem que haja respeito da distância mínima de dois metros entre as pessoas. Um dos bancos da cidade, inclusive, na última quarta-feira (08), estava com uma fila com tempo de entrada superior ao de 30 minutos e sem nenhuma marcação de distanciamento no chão, como consta no decreto municipal assinado pelo prefeito Joãozinho.
Embora o decreto preveja autuação, multa e até perda do alvará para as empresas que permitirem as filas sem o distanciamento exigido, a determinação não vem sendo cumprida pelos bancos. Ao menos duas das agências da cidade tinham filas do lado de fora e aglomeração de pessoas.
Vale lembrar que a Vigilância Sanitária já autuou dois estabelecimentos da área de alimentação na cidade por descumprirem as determinações da quarentena. Não há informações se os fiscais do setor de Arrecadação autuaram os bancos e lotéricas.
Na última quarta-feira (08) o proprietário de uma das lotéricas da cidade fez um post nas redes sociais pedindo para que as pessoas somente deveriam ir ao local se for extremamente necessário, além disso solicitou para que o morador leve o dinheiro já contado e as contas separadas para adiantar o atendimento e evitar filas.
Vigilância Sanitária não pode fiscalizar bancos que descumprem quarentena; Saiba o motivo
Reviewed by Portal Fatos Regionais
on
abril 09, 2020
Rating:
