![]() |
Dengue voltou a assolar Pereira Barreto Foto: Divulgação |
Segundo dados da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, o município registrou apenas em abril - que nem terminou ainda - 28 novos casos confirmados de dengue, um aumento de 133% em relação ao mês anterior, quando Pereira Barreto ficou com 12.
Continua depois da Publicidade
Com isso, a tendência é que Pereira Barreto já tenha mais de 17 pessoas com dengue entre os que são registrados como suspeitos, isso colocaria a cidade num patamar de 45 casos confirmados com a doença apenas no mês de abril.
Continua depois da Publicidade
Ao se olhar para o ano, já são 51 os casos confirmados, isso significa que o mês de abril ocupou 55% do total de registros do ano, uma prova da curva ascendente da doença justamente no período de quarentena em que a população está em casa e, em tese, deveria estar cuidando de seus quintais para evitar o acúmulo de água.
Mas pode haver outra explicação para o aumento desenfreado da dengue em Pereira Barreto. A diminuição das visitas dos agentes de saúde e de vetores às casas por conta da pandemia do novo coronavírus. A reportagem entrou em contato com três pessoas de regiões diferentes e em todas as situações, no período de quarentena nenhum agente visitou as residências.
Em contato com uma servidora responsável por uma das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município, a reportagem descobriu que as agentes estão sendo utilizadas para repôr a falta de pessoal no combate à Covid-19.
Com quarentena, casos de dengue disparam em Pereira Barreto
Reviewed by Portal Fatos Regionais
on
abril 29, 2020
Rating:
