Coronavírus pode ter explosão de casos na região nos próximos dias, diz UNESP

Imagem microscópica do coronavírus


Nos últimos dias muita gente tem denunciado o afrouxamento da quarentena em diversos municípios da região, inclusive Pereira Barreto, Ilha Solteira e Andradina. Parte dos moradores voltou às ruas porque entende que, como não há casos confirmados na região, não há risco, mas um estudo da UNESP (Universidade Estdual Paulista) sugere justamente o contrário.

Segundo dados de mobilidade analisados pela Uuniversidade, a Covid_19 passou a chegar em municípios fora do eixo da Grande São Paulo e pode atingir um efeito cascata em cidades menores. O estudo indica que treze grandes pontos do interior de São Paulo podem fazer os casos eclodirem, na região, Araçatuba aparece na lista.



Os pesquisadores da UNESP fazem parte do Centro de Contingenciamento do Coronavírus no Estado e analisaram os principais eixos rodoviários que ligam a capital paulista a outros polos regionais em São Paulo. “Na medida que o tráfico aéreo foi interrompido, essa difusão se dá pelo asfalto por esses eixos e num efeito cascata", explica o professor Raul Guimarães, do Laboratório de Geografia da Saúde na UNESP.

“Então, para além da metrópole, estão aparecendo casos nesses 13 principais centros e, em seguida, em municípios predominantemente urbanos que tem forte relação com esses centros”, explicou ele. Pereira Barreto, Ilha Solteira e Andradina se encaixam neste cenário, já que fazem parte da região de Araçatuba e possuem vínculo com o município, com diversos relacionamentos com contato direto.

O estudo da UNESP lembra que é fundamental a quarentena e que o interior de São Paulo, diferente da capital, possui um isolamento social de 40%. O levantamento não apontou dados específicos para as cidades do interior. Na capital, em que há o maior número de casos confirmados e de mortes pelo novo coronavírus, o isolamento social está em 60%. O documento sugere que o Estado precisa de um isolamento na casa dos 70% para não haver colapso no sistema.





Quarentena na região


Nos últimos dias se observou a queda do isolamento social na região, com direito a moradores de Pereira Barreto realizarem festas movimentadas. Em Andradina, a população chegou a denunciar filas em bancos com aglomeração de pessoas.

No final de semana, a prefeita de Andradina, Tamiko Inoue, chegou a anunciar a reabertura do comércio, mas a decisão foi revertida após diálogo com o governo do Estado, que lembrou do decreto Estadual, que proíbe abertura. Na última quarta-feira (08), o prefeito de Pereira Barreto, João de Altayr Domingues, autorizou a venda do comércio em geral, por meio do delivery.
Coronavírus pode ter explosão de casos na região nos próximos dias, diz UNESP Coronavírus pode ter explosão de casos na região nos próximos dias, diz UNESP Reviewed by Portal Fatos Regionais on abril 09, 2020 Rating: 5

Publicidade

25 anos sempre com você! Até 80% de desconto em todo o site !
Tecnologia do Blogger.