A Câmara Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto repassou na última quarta-feira (1º), o valor de R$ 50 mil para que a Prefeitura Municipal utilize na prevenção do novo coronavírus. O valor é uma antecipação de devolução de repasses.
A reunião aconteceu na própria quarta-feira, no Gabinete do Prefeito João de Altayr Domingues e contou com a presença de três vereadores, o presidente da Câmara José Aparecido da Silva, o Dega, além de Daniel Rodrigues da Silva, o Sodinha e Sandro Henrique dos Santos, o Irmão Sandro.
Em nota oficial, o presidente do Legislativo local explicou a importância do repasse. "Com esta devolução, a Câmara Municipal demonstra sensibilidade com a situação e se coloca a disposição para auxiliar na busca por ações que diminuem o impacto do coronavírus na vida da nossa população", garantiu.
Vale lembrar que os valores não se tratam de doação, já que a Câmara não pode fazer doações para a Administração Pública, uma vez que os valores pertencem a Arrecadação da cidade, que é controlado pela própria Prefeitura, que repassa mensalmente um percentual para a manutenção do Poder Legislativo. Pela lei, quando a Câmara não utiliza todo o seu Orçamento, ela devolve os valores ao final do ano para os cofres públicos. O que Dega determinou, portanto, foi um adiantamento da devolução, que poderia não ocorrer, caso a Câmara utilizasse os valores totais.
O Fatos Regionais apurou que a Prefeitura Municipal pretende utilizar estes valores na aquisição de uma série de produtos e equipamentos necessários para o combate ao novo coronavírus e consiga controlar as contas públicas sem nenhum risco.
Oficialmente, a Prefeitura informou, através de Nota Oficial que os valores devolvidos serão utilizados para a compra de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e de insumos no combate à COVID-19.
Mau exemplo
Durante o repasse da Câmara para a Prefeitura, houve pelo menos dois maus exemplos para a população. O primeiro é a própria reunião em que o prefeito Joãozinho esteve com diversas pessoas em seu Gabinete, além dos vereadores, assessores e diretores. O prefeito está com 76 anos e pertence ao grupo de risco, por isso deveria estar em quarentena.
O segundo se deu na fotografia tirada para divulgar o repasse em que todos os vereadores e o prefeito seguram ao mesmo tempo o cheque simbólico com os R$ 50 mil. A OMS orienta que se evite tocar objetos, principalmente cheques, cédulas e cartões, simultaneamente e deve-se higienizar as mãos.
Câmara faz financeiro para Prefeitura combater o coronavírus e reunião dá mau exemplo
Reviewed by Portal Fatos Regionais
on
abril 02, 2020
Rating:
