Ministério Público vai investigar caso de coronavírus em Andradina

Fachada do prédio da Santa Casa de Andradina
MP vai abrir investigação sobre coronavírus em Andradina
Foto: Divulgação
O Ministério Público vai investigar um caso de coronavírus em Andradina que teria sido supostamente negligenciado pelas autoridades sanitárias de saúde do município, além do laboratório responsável por realizar os testes.

Segundo apurou o Fatos Regionais, a Promotoria instaurou uma Ação Civil Pública contra a Santa Casa de Andradina e também vai investigar um laboratório porque supostamente um paciente positivo de coronavírus na cidade não havia sido informado que testou positivo para a doença e, diante disso, poderia ter infectado outras pessoas.

Continua depois da publicidade



Fontes confirmaram que o MP pretende averiguar de quem foi o erro, já que o paciente foi visto andando pelas ruas da cidade e investigações preliminares levam a crer que o erro não teria sido dele, já que não houve qualquer comunicado de que ele deveria permanecer em isolamento domiciliar.

Diante disso, os promotores irão buscar descobrir se a Santa Casa não prestou esclarecimentos ao paciente de que ele não poderia circular e, mais, se não o comunicou dos resultados de seus exames médicos. O MP também irá investigar se o Laboratório não ofereceu respostas ao paciente, já que é direito dele ser informado sobre seus testes.

Continua depois da publicidade








Vale lembrar que os primeiros casos de Covid-19 na região tiveram grande demora para o resultado dos exames, já que o Instituto Adolfo Lutz estava sobrecarregado e o sistema não suportou a quantidade de testes. O problema foi tão grave que em Pereira Barreto os médicos chegaram a tirar pacientes aguardando respostas do isolamento porque cumpriram os 14 dias recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) sem que os resultados tivessem retornado.

A reportagem conversou com alguns advogados e todos foram unânimes em afirmar que dificilmente houve um erro desse patamar na equipe médica ou no laboratório e que não imagina a falta de informação a respeito de um teste dessa gravidade. "O que deve ter acontecido é que o paciente não quis ficar em isolamento até ter a confirmação de se tratar do coronavírus", explicou. O advogado ainda garantiu que, neste caso, quem deverá responder é o próprio cidadão, caso a investigação aponte para este caminho.

A Santa Casa de Andradina não emitiu nota sobre o tema, mas a Secretaria de Saúde confirmou na última quarta-feira (22) o quarto caso de Covid-19 no município, enquanto ainda restam 120 casos suspeitos, segundo o boletim epidemiológico.




Ministério Público vai investigar caso de coronavírus em Andradina Ministério Público vai investigar caso de coronavírus em Andradina Reviewed by Portal Fatos Regionais on abril 23, 2020 Rating: 5

Publicidade

25 anos sempre com você! Até 80% de desconto em todo o site !
Tecnologia do Blogger.