![]() |
Lula é a principal estrela do PT |
O PT (Partido dos Trabalhadores) não pretende apoiar nenhum dos dois pré-candidatos a prefeito de Pereira Barreto, Joãozinho e Júnior Suman. A sigla do ex-presidente Lula está estudando lançar candidatura própria para a prefeitura da cidade.
O Fatos Regionais apurou que o partido não cogita fechar acordo para apoiar o atual prefeito Joãozinho para uma possível reeleição por não concordar com uma série de decisões tomadas pelo atual mandatário do município e entender que é preciso ocorrer mudança na gestão municipal.
Porém, filiados do PT em Pereira Barreto também entendem que Júnior Suman não é a pessoa para representar esta mudança e por isso não enxerga possibilidade em acordo com o pré-candidato pelo Republicanos. Vale lembrar que, em 2016, o dentista foi candidato pelo PSC, mesmo partido do então deputado federal Jair Bolsonaro e que se tornou principal opositor do PT em 2018.
Diante do cenário em que não apoia nenhum dos nomes, o PT estuda lançar candidatura própria e está analisando diversos nomes da sigla, inclusive do ex-vereador Mário Pelais, o Marião do Banespa. A reportagem apurou, no entanto, que a possibilidade da agremiação lançar candidatura para a prefeitura é mínima.
O PT esteve na Administração de Pereira Barreto apenas uma vez nos últimos anos, ao ter ajudado a eleger o médico Dagoberto de campos em 2004, inclusive com composição na chapa, com o vice-prefeito Paulo Kativa.
Nas eleições de 2008 e de 2012, o partido lançou candidatura própria, com Carlão Empreiteiro na primeira e Elias Teles na segunda, inclusive, em 2012 o advogado ficou na segunda posição e recebeu mais de 5 mil votos, mas foi derrotado por Arnaldo Enomoto, reeleito pelo PSDB.
Com o crescimento do partido na cidade, em 2012 o PT conseguiu viabilizar duas cadeiras no Poder Legislativo, ao eleger Arnaldo Coelho e Mário Pelais ao mesmo tempo. Mas, em compensação, sem candidato e em pleno processo de fritura nacional, a sigla não conseguiu eleger nenhum nome para vereador em 2016.
A reportagem apurou que, desta vez, a intenção do Partido dos Trabalhadores é de voltar a ocupar ao menos uma vaga na Câmara e a compreensão que uma candidatura ao Executivo pode fazer parte da estratégia para ganhar visibilidade. A decisão no entanto, deve ser tomada apenas a partir de maio.
O Fatos Regionais tentou contato com a presidente do diretório municipal do PT, Nair Haikawa, mas ela não respondeu até a publicação.
PT não pretende apoiar ninguém e estuda lançar candidato próprio em Pereira Barreto
Reviewed by Portal Fatos Regionais
on
abril 09, 2020
Rating:
