A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto reiniciou nesta quinta-feira (26) a Campanha de Vacinação contra a gripe e, diferentemente da orientação do Ministério da Saúde, decidiu criar um calendário próprio e iniciar as vacinas exclusivamente para idosos que tenham 70 anos ou mais, fato que gerou muito debate desde o anúncio, no fim da tarde da última quarta-feira (25), mas por que a Administração tomou esta decisão?
O Fatos Regionais conversou com um funcionário da Secretaria de Saúde que revelou as dificuldades encontradas para conseguir vacinar todos os idosos do município em período de coronavírus. Segundo o servidor, que pediu para não ser identificado, são muitos os problemas que precisam serem superados neste momento.
O principal deles se deve ao fato de que o Governo Federal não envia doses suficientes de vacinação para todos os idosos da cidade. Pereira Barreto conta com 4265 pessoas a partir de 60 anos, mas a Secretaria de Saúde recebeu nesta quinta-feira apenas 1400 doses, o que somadas às 1250 da última segunda-feira (23), dá 2650.
Isso significa dizer que o município recebeu até o momento 62% do total que seria suficiente para vacinar todos os idosos. Como a expectativa do Ministério da Saúde é de alcançar 90% das pessoas, em Pereira Barreto seriam necessários 3838 doses, ou seja, a cidade recebeu apenas 69% do número total.
O servidor da Secretaria de Saúde explicou ainda que, diante deste desafio, havia outro problema que foi visto na prática no primeiro dia da Campanha de Vacinação. Os idosos estão com medo do novo coronavírus e formaram filas para receber a vacina, o que fez com que houvesse aglomeração e as doses se encerrassem em 2 horas.
Para evitar este problema e a fim de garantir a segurança dos idosos, que pertencem ao grupo de risco, a Secretaria de Saúde optou por escalonar, já que de todo modo as doses não seriam suficientes para todo o grupo de risco. "Prefeitura dará vacina para pessoas de mais de 70 anos para evitar aglomeração, mas dará vacina em todos os idosos até o dia 15 de maio, seguindo as regras do Ministério da Saúde", contou o funcionário da Secretaria.
A decisão foi tomada, segundo fontes ligadas à Pasta, para garantir a equidade neste momento de pandemia do novo coronavírus. A reportagem conversou com diversas pessoas e a expectativa é de que, a partir da próxima semana uma nova remessa com mais doses sejam enviadas e a Prefeitura consiga vacinar os idosos na faixa etária de 60 a 69 anos, além dos acamados e pessoas com deficiência.
Por que a Prefeitura de Pereira Barreto está vacinando idosos acima de 70 anos
Reviewed by Portal Fatos Regionais
on
março 26, 2020
Rating:
