Sem caso de coronavírus, Prefeitura compra cloroquina para mais de mil pacientes




A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto está adquirindo 20 mil comprimidos de cloroquina, medicamento liberado recentemente pela Anvisa para tratamento de pacientes graves contra o novo coronavírus no Brasil.

Segundo apurou o Fatos Regionais, a Secretaria de Saúde já fez o pedido para a aquisição de 20 mil comprimidos da medicação, além de também irá comprar 30 mil comprimidos de azitromicina, outra droga autorizada para casos de pacientes graves da Covid-19.

Vale lembrar, no entanto, que Pereira Barreto não teve, até o momento, nenhum caso registrado da doença e apenas seis suspeitas que aguardam o resultado em casa e sem precisar de medicação específica.



A Prefeitura ainda não confirmou a aquisição dos medicamentos, mas na página da Transparência da Administração Municipal, já consta uma série de solicitações para aquisições de equipamentos e materiais para a área da saúde em virtude da Covid-19, mesmo assim, não houve como confirmar os valores investidos pela Prefeitura municipal para comprar os medicamentos, já que ela paga preço bem mais baixo do que o de tabela.

Vale lembrar que a cloroquina ainda é um medicamento controverso no tratamento do coronavírus e somente foi liberado para uso em caso de pacientes graves, segundo determinação da Anvisa, que controla o uso de medicamentos no Brasil.

A OMS (Organização Mundial de Saúde), por sua vez, já soltou nota oficial afirmando que, embora promissores, os testes realizados com a cloroquina ainda são muito preliminares e, por isso, pede que os pacientes não se automediquem e chegou a indicar que os médicos não deveriam utilizá-la, a não ser em último caso.

A Nota Normativa da Anvisa é muito clara sobre o tema e afirma que somente pacientes em estado grave deverão receber uso da medicação. A Agência determinou ainda que sejam enviados ao menos 2 mil comprimidos por Estado, ou seja, menos de 5% do que Pereira Barreto pretende adquirir.

PARTICIPE DA PESQUISA ELEITORAL DE PEREIRA BARRETO

Na Nota, a Anvisa diz que cada paciente deve tomar 3 comprimidos da cloroquina por 5 dias durante o tratamento, o que equivale a 15 medicamentos no tratamento. Como a cidade comprou 20 mil unidades, significa dizer que a Secretaria de Saúde trabalha com a possibilidade de ter mais de 1,3 mil pacientes em estado grave para fazer uso da droga. Na nota normativa, a Anvisa não fala nada da azitromicina.

Após a repercussão da reportagem, a Prefeitura Municipal soltou nota oficial sobre o tema:

"A informação correta é que a prefeitura adquiriu cerca de 30.000 comprimidos de Azitromicina que deve chegar até o dia 07 de abril.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal da Saúde, esclarece para a população sobre a compra de medicamento Azitromicina e do pedido de reserva do medicamento Cloroquina. A Azitromicina é um medicamento que pode ser utilizado tanto para as infecções bacterianas, por exemplo infecção de garganta, como tratamento adjuvante ao Coronavírus. A Prefeitura ainda esclarece que caso a quantidade adquirida não for utilizada esse ano, ela poderá ser utilizada até meados de 2.021, já que o prazo de validade dos lotes dará essa segurança para a utilização.

Referente a Cloroquina o setor de farmácia da Prefeitura Municipal tentou uma compra de uma quantidade entre 2000 a 3000 comprimidos da medicação junto aos seus fabricantes, antecipando-se para evitar o aumento acentuado do preço que pode ocorrer pela acentuada procura, no entanto aguarda a liberação da ANVISA, pois a comercialização deste medicamento está proibida, sendo assim foi reservado um pedido de 3000 comprimidos e assim que a ANVISA liberar comercialização a compra do medicamento já estará em andamento e dessa forma a Prefeitura consegue manter o preço do medicamento antes da proibição, economizando aos cofres públicos.

Onde esse medicamento também é utilizado no nosso município? Para pacientes com Artrite Reumatoide e Lúpus, mais caso seja necessário será utilizado também para combater o Coronavírus.

A Prefeitura de Pereira Barreto finalizada dizendo, que todo planejamento estratégico está sendo montado para a compra do que for necessário para o enfrentamento da crise, sem onerar as finanças do município."


Sem caso de coronavírus, Prefeitura compra cloroquina para mais de mil pacientes Sem caso de coronavírus, Prefeitura compra cloroquina para mais de mil pacientes Reviewed by Portal Fatos Regionais on março 31, 2020 Rating: 5

Publicidade

25 anos sempre com você! Até 80% de desconto em todo o site !
Tecnologia do Blogger.