A população da Estância Turística de Pereira Barreto tem passado momentos de ansiedade esperando os resultados dos exames de casos suspeitos do novo coronavírus. Em meio a essa tensão, muitos têm feito a mesma pergunta: por que os resultados de exames estão demorando tanto para ter os resultados divulgados?
O Fatos Regionais conversou com uma série de pessoas para entender o processo e determinar as razões para o tempo. Segundo a Prefeitura Municipal, todos os casos suspeitos tiveram exames realizados e seguem aguardando os resultados.
Assim que os exames são autorizados pelo sistema do Ministério de Saúde para serem realizados, funcionários da Secretaria de Saúde já fazem o recolhimento e o material é enviado para o Instituto Adolfo Lutz, único autorizado a realizar a avaliação do material coletado e definir o resultado dos exames.
O próprio Ministério da Saúde reconheceu, durante entrevista coletiva na última sexta-feira (27), que a grande quantidade de casos suspeitos acabou por sobrecarregar o sistema e tem havido milhares de subnotificação, ou seja, quando o paciente aguarda o resultado, mas não consegue saber o resultado porque a fila está grande.
A reportagem conversou com pessoas ligadas à Saúde de Pereira Barreto e ao menos três delas mostraram frustração porque o prazo estabelecido pelo Instituto era de que os primeiros resultados sairiam na última sexta-feira (27), mas até o fim do expediente ainda não havia ocorrido.
Para se ter uma ideia da situação, o primeiro caso suspeito do novo coronavírus na Estância Turística de Pereira Barreto aconteceu no dia 16 de março, um adolescente de 13 anos que está em isolamento desde então. O prazo estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para que um paciente de coronavírus realize um novo exame para saber se está curado e pode voltar ao convívio é de catorze dias. Na próxima segunda-feira (30), se completa este prazo, sem que o garoto ou sua família tenham sequer o primeiro resultado.
PARTICIPE DA PESQUISA SOBRE O CORONAVÍRUS EM PEREIRA BARRETO
Embora a Secretaria de Saúde ainda não tenha emitido nota oficial sobre o estado de saúde dos pacientes suspeitos da covid-19, o Fatos Regionais apurou que os seis passam bem e estão em casa, isolados, aguardando os resultados.
A demora tem incomodado boa parte dos municípios da região e não é apenas na Estância Turística de Pereira Barreto. O prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes anunciou que, em virtude da demora, pretende comprar exames para ter o resultado mais rápido.
Vale lembrar que este prazo longo para os resultados é apenas de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), já que na rede privada os exames são quase instantâneos, como aconteceu com o governador João Dória, que coletou o material um dia e no dia seguinte já divulgou os resultados.
Por que os exames do coronavírus demoram tanto para sair o resultado
Reviewed by Portal Fatos Regionais
on
março 28, 2020
Rating:
