Ginecologista fala sobre gravidez e coronavírus: "Pacientes devem ser acolhidas"


O coronavírus se tornou a principal preocupação dos grandes líderes mundiais e muita gente passou a procurar informações sobre a doença para saber como se prevenir. O Portal Fatos Regionais conversou com a ginecologista Mariana Cavalari - filha do importante ginecologista Doutor Cavalari, que faleceu em 2015 - e ela explicou quais prejuízos o vírus pode causar em uma gestante.
A médica, que atende na Estância Turística de Pereira Barreto e região, relatou que mulheres grávidas não estão no grupo de risco, detalhou se é possível uma gestante contaminada transmitir o vírus para a criança e deu dicas de prevenção.
Confira:
FR: Grávidas fazem parte do grupo de risco do coronavírus?
Mariana Cavalari: Muito pouco se sabe sobre o COVID-19 e ao seu efeito em mulheres grávidas e recém-nascidos. Ainda não há dados suficientes para afirmar recomendações consensuais específicas para gestantes em relação a avaliação ou manejo da infecção pelo vírus. Portanto, as pacientes gestantes ainda não parecem indicar maiores riscos perante ao COVID-19, porém sabe-se que as mulheres grávidas correm maior riscos de morbimortalidade por qualquer infecção respiratória.
FR: É possível que uma grávida transmita o coronavírus para o feto?
Mariana Cavalari: Até o momento, com todos os dados publicados em literatura, ainda não foi evidenciado a transmissão vertical do vírus, ou seja, nenhuma mãe transmitirá para seu bebê. Porém a amostragem é pequena e ainda estamos em análises de resultados.
FR: Qual a orientação para as grávidas?
Mariana Cavalari: As recomendações atuais que tomam por base os Centros de Doenças e Prevenções Mundiais, sustentam que as gestantes devem seguir as mesmas orientações que a população em geral para evitar infecção e transmissão, ou seja, acompanhar medidas de higiene rigorosas e isolamento social.
FR: Quem tem parto previsto para esse período, possui algum risco de contaminação para mãe e bebê por causa nos hospitais com casos de coronavírus?
Mariana Cavalari: Essas pacientes devem ser acolhidas nesses hospitais com uma atenção especial como instalações separadas dos pacientes com qualquer suspeita. Do mais, os próprios hospitais já estão preparados e tem esses protocolos estabelecidos para receber tais pacientes.
FR: Normalmente mulheres grávidas têm uma rotina em prol da qualidade de vida e saúde, com atividade física e alimentação, como manter uma rotina saudável na quarentena?
Mariana Cavalari: Estabelecer metas e planejar uma rotina é essencial para levar uma gestação saudável dentro de casa e até mesmo fora dela. Hoje temos à mão vários aplicativos de celular de exercícios específicos para gestantes que trazem planos de exercícios físicos e relaxantes, como, também, a orientação do obstetra e nutricionista - que são os profissionais aptos para avaliar e ajudar a gestante quanto ao planejamento dessa fase.
FR: Uma grávida com coronavírus pode ter complicações no parto?
Mariana Cavalari: Ainda não existem esses dados confirmados em literatura por se tratar de uma doença nova e ainda estar em fase de análise de dados. Porém, a maioria das mães com COVID-19 tiveram partos cesáreas, mas ainda não se sabe se isso ocorreu apenas por orientação médica ou se elas realmente tiveram alguma alteração no final de suas gestações que explicassem tal escolha da via de parto.
Ginecologista fala sobre gravidez e coronavírus: "Pacientes devem ser acolhidas" Ginecologista fala sobre gravidez e coronavírus: "Pacientes devem ser acolhidas" Reviewed by Portal Fatos Regionais on março 26, 2020 Rating: 5

Publicidade

25 anos sempre com você! Até 80% de desconto em todo o site !
Tecnologia do Blogger.