Comerciantes tentam pressionar Joãozinho para abrir comércio e são recebidos pela polícia



Comerciantes da Estância Turística de Pereira Barreto tentaram pressionar o prefeito João de Altayr Domingues, o popular Joãozinho, a determinar a reabertura do comércio e anular o Decreto Municipal que impõe quarentena para a cidade toda, mas acabaram recebidos pela polícia no fim da manhã desta sexta-feira (27).

Segundo apurou o Fatos Regionais, logo no início do dia, a ACITA (Associação Comercial, Industrial de Transporte Agrícola) do município convocou todos os seus filiados para uma reunião que serviria para criar um abaixo assinado pedindo a reabertura do comércio.

Assim que a reunião terminou, os comerciantes foram em peso, se aglomerando na porta da prefeitura e descumprindo a determinação do Decreto que proíbe aglomerações de pessoas. A intenção era de conseguir uma reunião com o prefeito para pressioná-lo a ordenar a reabertura do comércio.

O prefeito se recusou a recebê-lo e lembrou que não pode participar de reuniões, já que está em quarentena por fazer parte do grupo de risco, já que ele tem 76 anos. A justificativa irritou os comerciantes que chegaram a gravar vídeos protestando na porta da prefeitura.

A Administração Municipal chamou força policial, o que fez com que os comerciantes afirmassem que estavam sendo intimidados, mesmo assim eles permaneceram na porta de entrada da Prefeitura tentando pressionar, ao final, protocolaram o abaixo assinado pedindo a reabertura do comércio.



Joãozinho não pode reabrir comércio

A reportagem do Fatos Regionais conversou com funcionários da Administração Municipal e todos foram unânimes ao afirmar que Joãozinho não pretende revogar o decreto de quarentena e não deverá liberar o comércio.

Ainda que o prefeito pudesse mudar de ideia, especialistas falaram à reportagem e lembraram que ele não tem poder para ordenar a reabertura do comércio, já que há uma determinação do governador de São Paulo, João Dória, determinando quarentena e proibindo o funcionamento de empresas em todo o Estado.

"O Decreto Estadual tem mais poderes que o Municipal, ainda que o prefeito revogue o municipal, a determinação do Estado segue valendo e, caso o comerciante abra suas portas, poderá incorrer em penas", afirmou um advogado da cidade que pediu para não ser identificado, temendo represálias. Vale lembrar que, na última quinta-feira (25), alguns empresários ameaçaram boicotar a quarentena, mas a legislação indica que eles podem até serem presos.


PESQUISA SOBRE O CORONAVÍRUS EM PEREIRA BARRETO RESPONDA

Coronavírus em Pereira Barreto

Em Pereira Barreto o coronavírus ainda não está avançando no mesmo ritmo que no restante do país. O município conta com apenas 5 casos suspeitos da doença e que não tiveram o resultado dos exames ainda disponibilizados.

Na última quinta-feira, o quinto caso foi confirmado e considerado o mais sério até o momento, mas não há resultado da situação desses casos.
Comerciantes tentam pressionar Joãozinho para abrir comércio e são recebidos pela polícia Comerciantes tentam pressionar Joãozinho para abrir comércio e são recebidos pela polícia Reviewed by Portal Fatos Regionais on março 27, 2020 Rating: 5

Publicidade

25 anos sempre com você! Até 80% de desconto em todo o site !
Tecnologia do Blogger.