A fim de cumprir as novas normas eleitorais, os partidos políticos da Estância Turística de Pereira Barreto já estão se articulando a fim de formar grupos fortes de candidatos ao longo das Eleições 2020 para eleger os onze vereadores que irão compôr o novo Poder Legislativo.
O Portal Fatos Regionais fez um levantamento a respeito da nova formação dos partidos eleitorais, pensando exclusivamente nas candidaturas para vereadores, já que para prefeito já existem fatos e boatos a respeito da corrida eleitoral. Na pequisa, ficou claro que muitos partidos já estão pensando em como encarar as novidades.
Vale lembrar que, a partir de 2020, a coligação não vale mais para formação do quociente eleitoral para o legislativo. A partir de agora, os partidos precisam alcançar o cálculo eleitoral sozinhos se quiserem fazer cadeira para a próxima legislatura. Para quem não sabe, a regra eleitoral impõe que, para eleger vereadores, é preciso formar o quociente eleitoral.
O Quociente é formado pelo número total de votos válidos da eleição dividido pelo número de cadeiras para vereador, no caso da Estância Turística de Pereira Barreto, são onze. Apenas quem atinge este número de corte consegue garantir a eleição de vereadores. Até 2018, este número tinha de ser atingido pela coligação, ou seja, a junção de vários partidos, mas a partir de agora, cada partido precisa alcançar este número sozinho.
Por causa disso, a cúpula dos maiores partidos da cidade, optaram por juntar nomes fortes a fim de garantir o alcance do quociente eleitoral. Especialistas ouvidos pelo Portal Fatos Regionais explicam que a tendência é de que, neste primeiro ano em que tudo ainda não está claro, no máximo quatro partidos alcancem o quociente, o que levaria a cada um ter entre dois e três vereadores eleitos.
Os partidos de Pereira Barreto
Levantamento do Portal Fatos Regionais indicou que alguns partidos estão adiantados na articulação para tentar conquistar o quociente eleitoral. Confira
PL
A sigla partidária do atual prefeito João de Altayr Domingues, o Joãozinho, começou a se articular desde 2018 para ter um número alto de candidatos a vereadores. Inclusive, muita gente se questiona se haverá vagas para tanta gente que faz parte do grupo, inclusive alguns vereadores que somente poderão ingressar ao grupo quando a lei eleitoral permitir.
MDB
O partido de Everaldo Gatti e que promete também lançar candidatura própria para prefeito, vem tentando juntar nomes importantes do cenário eleitoral da Estância Turística de Pereira Barreto para ter fortes candidatos e tentar garantir a conquista do quociente eleitoral.
PTB
Um dos partidos que mais formou vereadores nas últimas eleições também segue se articulando na tentativa de, não apenas manter esses políticos, como ampliar o leque e, assim, conquistar número suficiente de vereadores para abocanhar algumas cadeiras novamente.
Cidadania
O antigo PPS segue forte na Estância Turística de Pereira Barreto. Organizado por alguns políticos experientes da cidade e que já estiveram envolvidos em outras campanhas, o grupo tenta viabilizar uma conjuntura em que lance nomes suficientes e tente garantir o quociente eleitoral para eleger alguns nomes.
PT
O Partido dos Trabalhadores sempre teve representantes na Câmara Municipal, chegando a eleger mais de um vereador ao mesmo tempo, mas em 2016, no auge da crise da sigla, não fez o quociente e ficou de fora. Dessa vez, no entanto, a direção promete nomes fortes para voltar a ocupar destaque no Legislativo.
PSB
Após ter lançado um candidato a deputado estadual da cidade, o Bombeiro Amilton, o partido também vem tentando se articular para ter muitos candidatos a vereador. Tendo duas cadeiras atualmente, nenhum dos vereadores deve ficar na sigla, no entanto, e haverá esforço para manter-se entre os partidos eleitos.
PSDB
O partido de Arnaldo Enomoto segue sendo uma incógnita também para as eleiçoes de vereador. Em 2016 não conseguiu eleger nenhum vereador, mesmo tendo dois entre os mais votados. Atualmente não se sabe quem estará entre os possíveis candidatos, mas a ideia é formar um grupo forte.
PV
Sendo representado pelo médico Dagoberto em 2016, o PV conseguiu garantir uma cadeira nas eleições ao eleger o advogado Walt Disney e, para 2020, a intenção é manter a cadeira e até aumentar. Para isso, a sigla está conversando com nomes para tentar alcançar sozinho o quociente.
Partidos começam a se articular para eleições 2020; Lei eleitoral mudou para vereador
Reviewed by Portal Fatos Regionais
on
fevereiro 17, 2020
Rating:
